Direção Criativa; Produção Fotográfica & Audiovisual; Posicionamento de Marca; Estratégia de Mercado (Go-to-Market); Planejamento Campanhas

Direção Criativa; Produção Fotográfica & Audiovisual; Posicionamento de Marca; Estratégia de Mercado (Go-to-Market); Planejamento Campanhas

CASA BAIANA

CASA BAIANA

A Casa Baiana é uma pousada boutique localizada em Trancoso, Bahia, a 500 metros do Quadrado. Com sete acomodações únicas, a propriedade combina charme rústico com uma experiência gastronômica autêntica.


Por ser novo no mercado, o negócio enfrentava desafios relevantes para a consolidação da sua marca, dentre eles:


Aumentar a percepção de valor da marca;

Melhorar a ocupação de certas acomodações;

Melhorar venda de produtos e serviços (A&B);
Promover o aluguel da pousada no Réveillon.

A Casa Baiana é uma pousada boutique localizada em Trancoso, Bahia, a 500 metros do Quadrado. Com sete acomodações únicas, a propriedade combina charme rústico com uma experiência gastronômica autêntica.


Por ser novo no mercado, o negócio enfrentava desafios relevantes para a consolidação da sua marca, dentre eles:


Aumentar a percepção de valor da marca;

Melhorar a ocupação de certas acomodações;

Melhorar venda de produtos e serviços (A&B);
Promover o aluguel da pousada no Réveillon.

A Casa Baiana possuía diferenciais valiosos que precisavam ser comunicados estrategicamente, especialmente no aspecto visual. O café da manhã com menu variado, elaborado pelo sócio e chef de cozinha, era um serviço exclusivo que diferenciava a pousada, assim como o tratamento íntimo e de excelência oferecido pelos proprietários, um deles com vasta experiência em hospitalidade.


Na elaboração do projeto, nichamos a persona para o grupo dos "bom vivant" — alguém que valoriza o prazer em cada detalhe da viagem. Esse público não busca apenas um local para dormir, mas sim uma vivência sensorial e cultural, onde a hospitalidade personalizada e os serviços exclusivos fazem toda a diferença.

Identificamos que o público ideal não incluía famílias e idosos, pois a proposta da pousada — baseada no silêncio, na hospitalidade íntima e na imersão em experiências gastronômicas e culturais — não se alinha ao perfil desses grupos.

A Casa Baiana possuía diferenciais valiosos que precisavam ser comunicados estrategicamente, especialmente no aspecto visual. O café da manhã com menu variado, elaborado pelo sócio e chef de cozinha, era um serviço exclusivo que diferenciava a pousada, assim como o tratamento íntimo e de excelência oferecido pelos proprietários, um deles com vasta experiência em hospitalidade.


Na elaboração do projeto, nichamos a persona para o grupo dos "bom vivant" — alguém que valoriza o prazer em cada detalhe da viagem. Esse público não busca apenas um local para dormir, mas sim uma vivência sensorial e cultural, onde a hospitalidade personalizada e os serviços exclusivos fazem toda a diferença.

Identificamos que o público ideal não incluía famílias e idosos, pois a proposta da pousada — baseada no silêncio, na hospitalidade íntima e na imersão em experiências gastronômicas e culturais — não se alinha ao perfil desses grupos.

Nossa estratégia de marca para a Casa Baiana foi construída orbitando em seus dois principais diferenciais: gastronomia e hospitalidade. Esses atributos, que já faziam parte da experiência oferecida, precisavam ser comunicados propriamente para criar uma identidade de marca mais potente e autêntica.


O primeiro pilar, gastronomia, destaca a proposta de valor única da pousada: um café da manhã com menu variado e assinado por um chef e com ingredientes frescos comprados diretamente de produtores locais, e a criação de um jantar sensorial para casais, proporcionando uma experiência gastronômica intimista e exclusiva. O segundo pilar, hospitalidade, reforça o caráter acolhedor da pousada, onde os proprietários estão diretamente envolvidos no atendimento, garantindo uma experiência altamente personalizada e próxima.


Para traduzir esse novo posicionamento, o projeto visual focou na mudança completa de todas as fotografias da arquitetura, acomodações e serviços oferecidos pela Casa Baiana em todos os canais de distribuição. A direção artística foi estruturada para capturar a sensação de viver a Casa Baiana, trazendo um toque artístico e sensorial para as imagens.

Nossa estratégia de marca para a Casa Baiana foi construída orbitando em seus dois principais diferenciais: gastronomia e hospitalidade. Esses atributos, que já faziam parte da experiência oferecida, precisavam ser comunicados propriamente para criar uma identidade de marca mais potente e autêntica.


O primeiro pilar, gastronomia, destaca a proposta de valor única da pousada: um café da manhã com menu variado e assinado por um chef e com ingredientes frescos comprados diretamente de produtores locais, e a criação de um jantar sensorial para casais, proporcionando uma experiência gastronômica intimista e exclusiva. O segundo pilar, hospitalidade, reforça o caráter acolhedor da pousada, onde os proprietários estão diretamente envolvidos no atendimento, garantindo uma experiência altamente personalizada e próxima.


Para traduzir esse novo posicionamento, o projeto visual focou na mudança completa de todas as fotografias da arquitetura, acomodações e serviços oferecidos pela Casa Baiana em todos os canais de distribuição. A direção artística foi estruturada para capturar a sensação de viver a Casa Baiana, trazendo um toque artístico e sensorial para as imagens.

Com base na análise de mercado e público-alvo, reestruturamos a estratégia de distribuição para equilibrar agências de aluguel online (OTAs), concierge especializado e canais diretos, maximizando a conversão e a rentabilidade.


Um dos principais desafios era garantir o aluguel do Réveillon 2024/25, período mais lucrativo do ano. Desenhamos uma estratégia comercial em novembro, o que contribuiu para a efetivação do aluguel em dezembro.


Outro era o volume de vendas de serviços complementaresjantares privativos, tábuas de frios e bebidas do bar. Reestruturamos a estratégica de oferta e vendas para melhorar os resultados comerciais de alimentos e bebidas (A&B).


Além disso, para reforçar o novo posicionamento de marca e engajar o público-alvo de forma estratégica, desenvolvemos um editorial de postagens para o primeiro semestre de 2025 com foco no Instagram.

Com base na análise de mercado e público-alvo, reestruturamos a estratégia de distribuição para equilibrar agências de aluguel online (OTAs), concierge especializado e canais diretos, maximizando a conversão e a rentabilidade.


Um dos principais desafios era garantir o aluguel do Réveillon 2024/25, período mais lucrativo do ano. Desenhamos uma estratégia comercial em novembro, o que contribuiu para a efetivação do aluguel em dezembro.


Outro era o volume de vendas de serviços complementaresjantares privativos, tábuas de frios e bebidas do bar. Reestruturamos a estratégica de oferta e vendas para melhorar os resultados comerciais de alimentos e bebidas (A&B).


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